NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 282 dia(s)

Arraiá do Previne Brasil

Festa para celebrar os excelentes índices alcançados pela saúde guaramiranguense no 3º quadrimestre de 2022 e 1º quadrimestre de 2023

#AssistênciaSocial Há 283 dia(s)

Entrega do Cartão "Ceará sem Fome" para as famílias contempladas

O Cartão "Ceará sem Fome" é uma iniciativa do Governo do Ceará voltada para o combate à insegurança alimentar

#Educação Há 284 dia(s)

Homenagem aos profissionais - SPAECE 2022

Momento de homenagem aos profissionais que contribuíram para o alcance dos excelentes resultados do município no SPAECE 2022

#Educação Há 285 dia(s)

Guaramiranga Vai ao Cinema!

Na última quarta-feira (05), ocorreu uma ação inovadora realizada pela Prefeitura de Guaramiranga, através da Secretaria da Educação

#Transparência Há 331 dia(s)

Radar da Transparência Pública

Visando contribuir para a transparência na administração pública a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil

#Município Há 1 ano(s)

Prefeita e Secretária de Finanças de Guaramiranga buscam soluções em Brasília após chuvas intensas

Com a forte precipitação, algumas áreas do município foram afetadas, causando prejuízos e transtornos para a população.

#Turismo Há 1 ano(s)

Prefeita Roberlandia Ferreira visita obra de Centro de Apoio ao Turista em fase de finalização

Em breve, mais um importante equipamento será entregue à população, visitantes e turistas de Guaramiranga, fortalecendo ainda mais o turismo local.

#Município Há 1 ano(s)

Prefeita Roberlandia Ferreira e equipe técnica visitam pontos alagados em Guaramiranga após fortes chuvas

O objetivo da visita foi avaliar os efeitos das chuvas e traçar ações para minimizar os danos causados à população e prevenir futuros eventos semelhantes.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito